Adequação à NR-12

Torno CNC adequado a norma

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) afirmam que “a normalização e a utilização de Normas Técnicas são, reconhecidamente, fatores relevantes para o incremento e para a promoção da competitividade, tanto no mercado interno quanto no potencial mercado externo” (confira o conteúdo na íntegra: bit.ly/sebraeabnt). E isso se aplica não só a utilização de Normas Técnicas, como também à utilização das Normas Regulamentadoras.

 

Hoje, o setor de usuário de máquinas está cada vez mais consciente da necessidade de cumprir com as exigências NR-12. Muitas empresas no Brasil, sequer foram fiscalizadas e estão investindo em adequações que deixam o ambiente de trabalho mais seguro. Você faz parte desta parcela do mercado?

Os negócios que representam esta parcela do setor estão aproveitando as oportunidades do mercado, principalmente os fornecedores ou sistemistas, que oferecem produtos para grandes empresas. Eles já estão atentos à NR-12 porque as grandes empresas de inúmeros mercados – seus compradores – exigem que estas normas sejam cumpridas para realizarem negócios. Eles inspecionam fábricas, solicitam certificações, selos e licenças que comprovam a segurança do ambiente de trabalho para homologarem seus fornecedores.

 

Quais valores a adequação da NR-12 traz para os negócios?

Negócios que priorizam a adequação da NR-12 em máquinas e equipamentos, além de garantirem a segurança do ambiente de trabalho, agregam os seguintes valores às operações:

- Otimizam o uso dos recursos, por meio da utilização adequada de equipamentos e materiais.
- Garantem a uniformidade da produção.
- Facilitam treinamentos dos trabalhadores, melhorando o nível técnico da equipe.
- Reduzem custos gerados por desperdícios.
- Aumentam a produtividade e qualidade.
- Têm melhor controle dos processos internos.

E tudo isso reflete no valor do seu negócio. Desta forma, a adequação em segurança funciona como um argumento positivo para quem quer comprovar seu valor no mercado, mantendo-se à frente dos que não buscam a adequação. Elas atendem não só as exigências dos compradores, como também dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a forma como as empresas presam pela segurança internamente. Ao mostrar que os negócios se preocupam com a NR-12, é possível obter confiança do mercado e do público, e este é o valor base de todo negócio.